17 de outubro de 2025

 

 Nova ligação entre a Praia Brava e a BR-101 em Itajaí:


Contexto e motivação

  • A via atual de acesso da Praia Brava ao restante da cidade e à rodovia BR-101 é pela Avenida Osvaldo Reis, que costuma sofrer congestionamentos, especialmente em horários de pico e temporadas turísticas.
  • O objetivo do novo acesso é desafogar o trânsito local, facilitar o deslocamento entre a Praia Brava e a BR-101 / centro de Itajaí, e estimular valorização urbana na região costeira 
  • É uma iniciativa da Prefeitura de Itajaí em parceria com o Instituto Mais Itajaí.  

Projeto: características e escopo

Aqui estão os principais detalhes divulgados até agora:

Item

Detalhe conhecido

Trajeto / extensão

Aproximadamente 5 km de via que ligará a região da Arena do Barra (bairro Canhanduba) até a Avenida Osvaldo Reis, próximo à Rua Carlos Drummond de Andrade, na Praia Brava. 

Início / terminais

Um extremo no trecho da BR-101 próximo à Arena do Barra, no bairro Canhanduba; o outro na Praia Brava, na Avenida Osvaldo Reis.  

Número de faixas / capacidade

Está prevista uma via com três faixas em cada sentido (seis faixas no total)  

Infraestruturas complementares previstas

Calçadas acessíveis, ciclovia, iluminação em LED, drenagem pluvial, paisagismo, obras de pontes e viadutos conforme necessário.  

Projeto executivo / estudos técnicos

Contratada a empresa Prosul para fazer o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) e os projetos de pavimentação, geometrias, drenagem etc.  

Prazo dos estudos

180 dias para a entrega dos estudos técnicos.  

Investimento estimado / custos

Para a elaboração do projeto, o valor estimado é de R$ 2,5 milhões

Responsabilidades / execução

O Instituto Mais Itajaí vai custear e doar o projeto executivo ao município, e a Prefeitura ficará responsável pela licitação e execução da obra.  

Definição de traçado final

O traçado exato ainda será definido depois dos estudos, com alternativas a serem avaliadas com critérios técnicos, econômicos e ambientais, e participação de proprietários das áreas envolvidas.  


Situação atual

  • ordem de serviço para os estudos técnicos foi assinada recentemente (meados de outubro de 2025).  
  • Ainda não há previsão de início de obras – primeiro vêm os estudos técnicos, depois o projeto executivo, depois a licitação e só então a construção. 
  • O traçado definitivo ainda não está aprovado, pois depende da conclusão dos estudos e das decisões quanto às alternativas.  

Impactos esperados

  • Redução do fluxo de veículos sobre a Avenida Osvaldo Reis, aliviando congestionamentos locais.  
  • Diminuição do tempo de deslocamento entre a Praia Brava e a BR-101 / centro de Itajaí.  
  • Valorização imobiliária na área da Praia Brava, já reconhecida como uma das regiões mais valorizadas de Itajaí. 

Fonte:NSC e Diarinho

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